segunda-feira, 17 de maio de 2010

Teatro da Roma antiga- Alfredo n°1

Características arquitetônicas

Já que a arquitetura romana deriva da arquitetura grega, as características do teatro romano obviamente derivam do teatro grego.

Havia uma lei que impedia a construção de teatros permanentes. Eram derrubados logo que o acontecimento pelo qual eram feitos se concluía.

Os teatros romanos desenvolveram certas características com o passar do tempo. A maior parte dos que se conservaram seguem um modelo arquitetônico proposto por Marco Vitrúvio.

Além de instalações básicas, muitos teatros tinham pequenos templos em sua estrutura.

Foram conservados vários teatros romanos em territórios conquistados por Roma

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_romano

Características dramaticais

O teatro romano teve diferentes gêneros.

A comédia a tragédia entre outros gêneros eram diferentes dos modelos gregos: insistiam mais na violência e no horror no palco. Grande preocupação com a moral, discursos elaborados.

Com o tempo o público perdeu interesse pelo teatro tradicional, pois a concorrência dos espetáculos com mais ação, e a criação de gêneros teatrais mais simples de ser entendidos (representação de um único ator de uma peça em que não falava, dançava, fazia gestos, e era acompanhado por músicos e um coro) levaram quase ao seu abandono.

Não era bem visto dedicar-se ao teatro: os atores normalmente eram escravos ou ex-escravos; as mulheres que representavam não tinham boa reputação (os papéis femininos eram feitos por homens).

http://roma-antiga.blogspot.com/2005/12/o-teatro-romano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário